Resenha de "Um Porto Seguro" de Nicholas Sparks


Olá!

Hoje trouxe uma resenha de um livro li há bastante tempo... Algo em torno de 6 anos...Talvez? Enfim, eu costumo trazer resenhas em vídeos no meu canal, mas achei que seria bacana variar um pouco e publicar algo relacionado a uma leitura não tão recente, mas que não deixa de ser especial. Espero que você goste! :D
Titulo: Um Porto Seguro
Autor: Nicholas Sparks
Ano:2012
Páginas: 270; Editora: Novo Conceito
Sinopse:Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado.Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, JoApesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família.No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de SouthportCom o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio

Este foi o primeiro livro do Nicholas Sparks que li na minha vida e com toda certeza tive uma ótima primeira impressão. O livro gira em torno da protagonista Katie e inicia com o mistério que seu passado representa para todos que vivem em Southport, uma cidade de interior onde todos se conhecem, e inclusive para nós leitores, é apenas com o desenrolar da narrativa que vemos o quão triste e sombrio esse passado é; O nosso mocinho neste é romance é o - lindo, maravilhoso e romântico - Alex. Lembro o quão maravilhada fiquei ao ler esse livro, na época com quatorze anos, e perceber o quão fofo era esse casal, e no entanto, não deixava de parecer um casal da vida real. Foi o primeiro romance com personagens mais maduros que li, o Alex tem 30 e Katie entorno de 27, 28 (não lembro ao certo) e foi bem legal essa experiência.



Como toda e qualquer narrativa, precisamos de um vilão certo? E em "Um porto seguro" temos certamente um dos mais desprezíveis que já tive notícia em minhas leituras, e ainda que já tenha feito essa leitura há bastante tempo não poderia esquecer dele: Kevin, o marido abusivo de Katie. As cenas detalhando os desejos psicopatas do personagem que realmente crê que suas atitudes violentas representam algum tipo de prova de "amor" são nojentas, acho incrível como o autor trabalha esse personagem e é impossível não odiá-lo. Em nenhum momento o relacionamento é romantizado o que também é ótimo.

Esquecendo um pouco os personagens e olhando para a forma como o livro foi escrita, eu só tenho uma coisa a dizer: o Nicholas não é tão famoso assim em vão, achei a sua escrita muito envolvente e simplesmente amo quando um livro me domina de tal modo que só descanso após finalizar a leitura. Há uma alternância entre presente e passado, e a ambientação do romance também muda, isso é bom pois dá uma visão mais abrangente da história. É um livro que mostra várias visões e isso nos deixa por dentro de tudo, o que é muito bom e trás um novo ponto de vista e claro mais envolvimento com a história. É quase como se estivéssemos vendo um filme, e por falar nisso, "Um porto seguro" também foi adaptado para o cinema e merece ser conferido.

Fiquei apaixonada e completamente atordoada quando acabou, afinal a adrenalina ainda corria pela minhas veias. Enfim, é uma obra de que me lembro com muito carinho.


Por hoje é só! Um abraço!

Comentários