Como minhas aulas começam em breve, resolvi fazer uma faxina no meu quarto já que logo não terei muito tempo pra isso, então limpei janelas, escrivaninha e minha estante de livros. Tirei cada livro da prateleira e com um paninho limpei cada um enquanto ouvia minhas músicas favoritas no Spotify. Então me lembrei de um sonho que tenho há muito tempo: ter uma biblioteca em casa.
Houve um tempo em que eu fiquei fissurada de mais nisso e queria que a estante que tem em meu quarto ficasse logo repleta de livros, então economizava todo o dinheiro que ganhava, evitava lanchar pra conseguir juntar o suficiente e comprar mais e mais livros, que muitas vezes eram comprados por impulso e nem eram lidos depois. Em datas comemorativas como o natal, aniversário e até mesmo o dia das crianças, já anunciava de antemão que queria ganhar livros. As vezes nem dava conta de ler tudo por falta de tempo ou por preguiça, mas continuei nesse ritmo por um tempo porque tinha pressa de encher essa estante, tinha pressa pra realizar meu sonho.
Gosto bastante de canais literários e as vezes prestava mais atenção no cenário que o booktuber fulano usava como fundo - geralmente uma estante abarrotada de livros - do que no que estava sendo dito ao longo de todo vídeo, ficava pensando em como queria já ter uma estante linda e cheia também, e depois ter mais outras estantes cheias e bonitas. Confesso que ás vezes quando olhava pra minha estante tão pequena, tão simples, sem graça e que já tinha sido estante de mantimentos em um mercadinho que fechou aqui na rua, com apenas uma pequena porção de livros me sentia um pouco menos leitora do que aqueles que podiam organizar os livros de sua estante por cor e ter um arco-iris literário em casa.
Os anos de 2015,2016 e 2017 foram anos em que poucos livros foram acrescentados, na verdade em 2016 muitos dos livros que eu tinha foram passados pra frente, então esse sonho de ver logo a estante cheia estava bem adiado. Em algum momento entre o fim de 2017 e inicio de 2018 perguntei-me se isso era realmente necessário. Quero dizer: afinal por que tanta pressa?
Percebi que se queria mesmo chegar um dia a ter uma biblioteca em casa teria que passar por vários processos antes de, de fato ter o sonho concretizado. Antes, toda minha estante era tomada de brinquedos e os livros não passavam de uma pequena pilha estranha no meio das barbies e outras bonecas. Depois a única pilha virou duas e depois três e então uma prateleira. Hoje tenho uma prateleira e meia de livros, mas se quer estava aproveitando esse processo de ver meu sonho ganhar forma porque estava preocupada de mais em conseguir o que eu queria o mais rápido possível. Então pensei que deveria tentar ser mais paciente, não esquentar tanto a cabeça e simplesmente aproveitar. Pensei também que não quero uma biblioteca só de livros, mas de histórias. Que importa ter estantes cheias de livros que se quer foram ou serão lidos? Que importa então saber apenas o titulo ou sinopse e não saber o que há entre as páginas?
De inicio tratava-se apenas de livros e o sonho de ter uma biblioteca, mas depois percebi que deveria ter mais paciência e aproveitar melhor as fases que a vida me proporciona. Terei momentos incríveis e devo aproveitar ao máximo e também terei momentos bem bosta e deveria tentar aproveitar também pra aprender coisas com esses momentos e sair deles mais forte de alguma forma. Um dia sei que terei minha tão sonhada biblioteca em casa, quando isso acontecer pode ser que eu tenha 25, 30 ou 32 anos. Na verdade a idade que terei ou quanto tempo vai levar pra isso se concretizar já não importa tanto.
O que realmente me importa é que até lá cada momento, cada livro seja aproveitado.
Pra hoje e pra sempre com alma e com calma.



Olá tudo bem? Realmente como você citou, com a alma e com calma, faça o que você tem vontade de fazer no seu devido tempo, sei que quando somos adolescentes temos várias paixões, mas depois as coisas mudam, as prioridades também, com o tempo a vida vai nos ensinando e moldando, bjs.
ResponderExcluirMe identifiquei nesse post! Realmente não adianta nada ter uma estante cheia de livros sem terem sido lidos. O bom é aproveitar cada história, cada personagem. Parabéns pelo texto :)
ResponderExcluirQue linda estante , cheia de livros!
ResponderExcluirConcordo com você, eles precisam ser lidos , explorados e devorados heheh
O que realmente importa e não deixar de fazer o que se quer!
Bjs
Devagar e sempre. O que importa é a frequencia , a constância no que vai fazer! Com alma e com calma!
ResponderExcluirOlá, Tudo bem?
ResponderExcluirQue linda sua estante seu espaço, minha linda! Isso mesmo, costumo falar que somos muito imediatistas queremos muito quando na verdade tão pouco nos basta! Fico feliz por ler seu post e ver que você percebeu o quanto é impostante isso! viver e ter calma e aproveitar tudo, cada livro, cada leitura e cada momento!E sim você tem momentos incríveis ainda pela frente!
Bjos
Foi por isso que recentemente tirei mais de 50 livros e vendi num sebo, pois estavam aqui pra fazer volume. Quero adquirir livros que eu vá ler e curtir e não apenas pq é moda e eu nem li.
ResponderExcluireu acredito que tudo tem que acontecer no seu tempo, não adianta a gente se apressar
ResponderExcluiralém disso, ter um monte de livro que não vamos ler é bem frustrante
só leia, vc não precisa mais do que um liivro por vez, quando se der conta sua biblioteca ja esta formada